Cler Nascimento Integrante da ANFIBRO

06 de Maio de 2022
Secretaria de Saúde de Indaial em parceria com a ANFIBRO realiza evento de conscientização sobre Fibromialgia no dia 12 de maio

No dia 12 de maio comemora-se Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, uma síndrome reumatológica que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – ANFIBRO fará uma ação de conscientização em frente à Prefeitura com folders informativos, profissionais e pessoas que possuem a síndrome para falar sobre o assunto. O evento será das 8h às 12h. 

A fibromialgia associada ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. A síndrome não tem cura, porém possui formas de amenizar a dor. A identificação da síndrome nem sempre é realizada no início por não ter sintomas específicos. 

A porta de entrada para o tratamento é a Unidade de Saúde. Passando por uma avaliação médica, a pessoa é encaminhada a um reumatologista e segue para o tratamento. Em Indaial as pessoas que possuem fibromialgia podem realizar o cartão de estacionamento que lhe confere o direito da vaga. Basta procurar o Demuttin e levar os documentos necessários. 

“É preciso falar sobre a fibromialgia para que as pessoas possam reconhecer os sintomas e saber que atitude tomar. Estamos na luta pelos direitos e principalmente pela conscientização. Só quem vive com uma doença de intensas dores e que não tem cura sabe a importância de amenizar os sintomas e de compartilhar informações”, disse a representante da ANFIBRO em Indaial Cler Nascimento. 

Em algumas cidades do Brasil já existem tratamentos para amenizar a dor de quem convive diariamente. Em Criciúma existe o ambulatório da Fibromialgia no Hospital Escola da Unesc em que profissionais fazem um acolhimento e um tratamento específico para diminuir a dor. Mulheres de vários estados e cidade se uniram para compartilhar os desafios do dia a dia em um grupo chamado Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – ANFIBRO.

“Estamos buscando mais informações e principalmente tratamentos que já existem em outras cidades para verificar a disponibilidade em nosso município. Falar sobre a doença é o primeiro passo. Aproveite para saber mais nesta ação que faremos no dia 12 de maio”, disse o Secretário de Saúde Silvio César da Silva. 

No local haverá também uma estrutura para aferição de pressão e glicose. 


Participação na Feira Flor & Ser no dia 15 de maio

No dia 15 de maio, domingo, a equipe da ANFIBRO também fará uma participação na Feira Flor & Ser com a equipe da Secretaria de Saúde. Será das 10h às 18h no Parque Municipal Jorge Hardt no Ribeirão das Pedras. Mais uma importante ação de conscientização para que as pessoas possam buscar mais informações e trocar ideias sobre os tratamentos e como amenizar os sintomas.