Em 2019, o programa impactou 589 participantes em oito cidades catarinenses, gerando 55 novos empregos para o estado.
Blumenau é a próxima cidade que irá receber o programa Salto Aceleradora de MEIs. A iniciativa, que busca proporcionar capacitação gratuita em diversas áreas do mundo dos negócios para microempreendedores, está com inscrições abertas e gratuitas até dia 14 de setembro.
No atual cenário socioeconômico brasileiro de crise e Coronavírus, em que a taxa de empregos formais vem caindo e o trabalho informal só aumenta, tornam-se cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio.
Esse é o propósito do Salto Aceleradora de MEIs, programa que é operado pela Impact Hub, uma rede global de apoio a empreendedores, e fruto da adesão da administração municipal ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Em 2019 chegou a oito cidades catarinenses de forma presencial, impactando 589 MEIs e gerando 55 novos empregos. Em Timbó a edição de 2019 impactou 80 MEIS. Essa será a primeira vez que Blumenau adotará a iniciativa, agora em uma versão 100% online.
Para participar do Salto, o MEI deve se inscrever pelo site do programa, www.saltoaceleradora.com, até o dia 14 de setembro.
Durante 10 semanas, em encontros online, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática. O programa visa o crescimento da atuação do MEI, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região e em Santa Catarina.
“Pela primeira vez olhei para mim mesma como empreendedora, me senti encorajada a acreditar no meu potencial e valorizar ainda mais o meu negócio. O programa expandiu a minha mente e eu até contratei mais pessoas para trabalhar comigo. Além disso, criei coragem para comprar móveis planejados e repaginar o meu espaço, que, agora, é maior e mais organizado.”, conta Dayana Gonçalves Pereira, designer de sobrancelhas e participante do programa em Tubarão.
Sobre o programa
A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes.
Em 2019, o programa impactou um total de 589 participantes, em oito cidades catarinenses. “Após o sucesso das últimas edições, nosso objetivo é impactar um número ainda maior de MEIs em Santa Catarina e, futuramente, expandir para outras regiões do Brasil. Nosso trabalho só é possível pela parceria com gestores públicos e cidades de visão empreendedora, pois entendem que o desenvolvimento socioeconômico local está relacionado à dignidade e à saúde financeira dos microempreendedores individuais”, afirma Maíra Rodrigues, gestora do Salto no Impact Hub Floripa.
Sobre o Impact Hub Floripa
O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores de encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico. São mais de 17 mil membros no mundo e aproximadamente 1 mil localmente. Na Grande Florianópolis existem três unidades, no Norte da Ilha e centro, na capital catarinense, e no Pedra Branca, em Palhoça.