Nesta quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria trará de volta a condição de chuva para todas as regiões de Santa Catarina. A precipitação começará pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira e se espalhará pelas demais regiões ao longo do dia.
As áreas em destaque, marcadas em laranja, concentrarão os maiores volumes de precipitação, com acumulados médios de 50 a 80 mm, principalmente entre a tarde de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12). Nessas regiões, há um risco elevado para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Com o afastamento gradual do sistema, a chuva perderá intensidade na manhã de sexta-feira (12), ocorrendo de forma esparsa e fraca. No entanto, a chuva se concentrará nas áreas ao norte do estado, próximas ao Paraná, ao longo do dia.
Devido aos volumes previstos, associados aos níveis elevados dos rios e ao solo encharcado, o risco de inundações na região do Alto Vale do Itajaí é alto. Municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul podem enfrentar níveis de emergência entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12). Nas regiões do Médio e Baixo Vale, assim como nas bacias hidrográficas do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.
Na noite de quarta-feira (10), as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí foram fechadas novamente como medida preventiva. Em Taió, a barragem Oeste teve todas as sete comportas fechadas e em Ituporanga, a barragem sul opera com duas comportas fechadas e três abertas.
Rio do Sul, que amanheceu com a terceira enchente do ano na segunda-feira (8), pode enfrentar uma nova inundação devido à previsão de chuvas volumosas. As intensas chuvas do fim de semana elevaram o nível do rio Itajaí-Açu, que atingiu o pico de 7,39 metros. Abrigos foram abertos na cidade para receber a população afetada, onde ainda se encontram 63 pessoas, já que a previsão aponta para mais uma enchente nos próximos dias.
A cota de inundação em Rio do Sul permanece em 8 metros, com a cota de atenção em 8,5 metros. Às 10h10 de hoje (11), o nível do rio estava em 5,79 metros. Os moradores podem acompanhar a cota de inundação de cada rua no site da Defesa Civil de Rio do Sul.