NOTÍCIAS


Pioneirismo em SC: Pais Acampam por Mais de 24 Horas para Garantir Primeira Vaga na Escola Bombeiro Cívico em Indaial

A busca por uma educação que combine o currículo regular com os valores cívicos e disciplinares do Corpo de Bombeiros levou pais a uma maratona de espera no Vale do Itajaí. O casal de bombeiros voluntários Rafael Prochnow, de 32 anos, e Larissa Fernanda Frankowia, de 30 anos, protagonizou a cena ao ficar mais de 24 horas na fila para assegurar a primeira vaga na recém-criada Escola Municipal Bombeiro Cívico Helga Ittner, em Indaial.

A escola, que será a primeira do gênero no Brasil, despertou um interesse tão grande que formou filas quilométricas de pais acampados em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, antes mesmo do início oficial das matrículas para o ano letivo de 2026.

Rafael Prochnow chegou ao local às 4h da manhã de quarta-feira (12) e foi o primeiro a receber a senha. Às 7h da manhã de quinta-feira (13), ele e a esposa efetivaram a primeira matrícula da escola para o filho, que cursará o terceiro ano em 2026.

Para o bombeiro voluntário, a noite em claro não foi um sacrifício, mas um “bom propósito”. “É só mais uma das tantas outras noites que a gente já ficou acordado na rua trabalhando. Dessa vez, foi pela educação do nosso filho e por poder influenciar ele a seguir os passos do bisavô, do avô e do pai”, afirmou Rafael, que vê na escola um investimento no futuro da criança.

A Escola Municipal Bombeiro Cívico Helga Ittner está localizada no bairro Benedito, às margens da BR-470. Seu projeto, embora tenha sido inicialmente barrado pela Câmara de Vereadores em sua primeira votação, foi aprovado e implementado para oferecer um diferencial pedagógico à comunidade, unindo o saber acadêmico com a formação de caráter baseada nos princípios da corporação.

Redação Cultura FM

Imagens: Reprodução/ND Mais/Olga Helena de Paula




14/11/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
CULTURA E TRADIÇÃO