MENU



Campanha começa com 650 mil doses da vacina 100% nacional do Butantan e deve imunizar 1,2 milhão de trabalhadores do SUS
O Ministério da Saúde iniciou nesta semana a vacinação contra a dengue voltada aos profissionais da atenção primária do SUS. A primeira etapa prevê imunizar cerca de 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, como médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários. As primeiras 650 mil doses já foram distribuídas aos estados, e o restante será enviado nos próximos dias.
A campanha utiliza a vacina brasileira desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única e proteção contra os quatro sorotipos da doença. Segundo o governo, o imunizante representa um avanço na autonomia nacional e apresentou eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves.
A ampliação para a população geral, entre 15 e 59 anos, está prevista para o segundo semestre, conforme aumento da produção. Mesmo com a queda de 74% nos casos de dengue no último ano, o ministério reforça a importância de manter a vacinação e as ações de combate ao mosquito.
Redação | Veronica Moser Ewald
Foto: Arquivo Cultura