MENU



Criminosos usam ligações e WhatsApp para enganar pensionistas
O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) emitiu um alerta aos pensionistas sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo a chamada “prova de vida”.
De acordo com o órgão, criminosos estão entrando em contato por telefone e WhatsApp, solicitando que o beneficiário realize o procedimento por meio de videochamada. Durante a abordagem, os golpistas chegam a ameaçar o cancelamento do benefício caso a exigência não seja cumprida. O IPREV reforça que não realiza esse tipo de solicitação e que a prática é fraudulenta.
Atualmente, a comprovação de vida dos pensionistas é feita de forma automática, sem necessidade de comparecimento presencial, envio de documentos ou chamadas de vídeo.
O processo ocorre por meio do cruzamento de dados com bases governamentais, que permitem a verificação de óbitos de forma segura. A orientação é clara: ao receber esse tipo de contato, o beneficiário não deve fornecer informações nem participar de videochamadas.
Em caso de dúvidas, o IPREV recomenda buscar atendimento apenas pelos canais oficiais, como o telefone e WhatsApp (48) 3665-4600 ou pelo e-mail [email protected].
Redação Cultura FM | Veronica Moser Ewald
Foto: SECOM SC