NOTÍCIAS


Fim de semana traz virada de tempo para SC

Após uma semana de “veranico” com tardes ensolaradas, o cenário meteorológico deve mudar drasticamente em Santa Catarina. A passagem consecutiva de duas frentes frias, aliada à formação de um ciclone extratropical no oceano, trará chuva persistente, risco de temporais e um declínio acentuado nas temperaturas nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (24), a mudança começa entre a tarde e a noite. Temporais isolados podem ocorrer nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, afetando principalmente o Oeste e o Litoral Sul. O sistema avança no sábado (25). Durante o dia, a chuva se espalha para o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Há risco moderado para temporais intensos, quedas de galhos e danos na rede elétrica. O dia mais crítico deve ser domingo (26). Uma nova frente fria, impulsionada por um ciclone entre o RS e o Uruguai, torna a chuva persistente. O Grande Oeste, o Vale do Itajaí e o Norte do estado têm alerta máximo para alagamentos pontuais.

Na segunda-feira (27), após a passagem dos sistemas, o mar fica muito agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas que podem atingir 3 metros em alto-mar.

O calor se despede no domingo. A partir de segunda, uma massa de ar frio entra no estado, derrubando as temperaturas:

  • Serra Catarinense: Mínimas abaixo dos 5°C na terça-feira (28).

  • Oeste e Planalto Sul: Entre 5°C e 10°C.

  • Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte: Termômetros entre 10°C e 13°C.

  • Litoral: Mínimas entre 15°C e 19°C.

A Defesa Civil estadual orienta que a população acompanhe os avisos em tempo real e, em caso de ventos fortes, evite ficar próximo a árvores, postes e placas.

Foto: Secom / GovSC

Redação Cultura FM | Julian Vilvert




24/04/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO