MENU



O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vai apresentar oficialmente, na próxima segunda-feira (1º de junho), um novo caminhão de combate a incêndios e resgate que passa a integrar a frota de Blumenau e atenderá toda a região do Vale do Itajaí. Considerado um dos modelos mais modernos do mundo, o veículo foi fabricado na Espanha e começa a operar ainda neste mês.
O novo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) foi desenvolvido exclusivamente para atividades de emergência. Diferente de muitos veículos utilizados em operações de resgate, que são adaptados a partir de caminhões convencionais, este modelo foi projetado desde a fábrica para atuar em incêndios, salvamentos e ocorrências de alta complexidade.
Entre os diferenciais está a carroceria construída em copolímero, um material que combina resistência e leveza. A estrutura suporta impactos, não sofre corrosão e resiste a temperaturas superiores a 600 graus Celsius, características que garantem maior segurança e eficiência durante os atendimentos.
O caminhão segue rigorosos padrões europeus de segurança e desempenho, utilizados por corporações de emergência em diversos países. A chegada da nova viatura também marca o início de um processo de renovação da frota de veículos pesados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Além da entrega do novo equipamento, o evento contará com a incorporação de 60 novos soldados do Serviço Militar Estadual Temporário. Os profissionais irão reforçar o efetivo dos quartéis do Corpo de Bombeiros espalhados pela região do Vale Europeu, ampliando a capacidade de resposta da corporação.
A combinação entre tecnologia de ponta e o reforço no quadro de profissionais representa mais segurança para a população, fortalecendo o atendimento em situações de emergência e desastres na região.
Redação Cultura FM | Deive Leoni
Corpo de Bombeiros Militar de SC