NOTÍCIAS


Ciclone extratropical espalha tempestades severas por todas as regiões de SC nesta sexta-feira; Defesa Civil emite aviso especial

Um ciclone extratropical em formação no oceano, entre as costas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, intensifica as áreas de instabilidade sobre território catarinense nesta sexta-feira (11).

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta classificando o risco de alto a muito alto para eventos climáticos adversos, incluindo alagamentos, destelhamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores e prejuízos no fornecimento de energia elétrica. O alerta máximo atinge as regiões do Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte, partes da Grande Florianópolis e Planalto Sul, além do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

O quadro de chuva forte e temporais começou ainda durante a madrugada, com maior ênfase no Grande Oeste, mas se espalha para todas as regiões ao longo do dia, com potencial para tempestades severas localizadas acompanhadas de raios, vendavais e granizo. Na divisa com o Paraná, no Planalto Norte, os volumes acumulados já provocam a elevação contínua do Rio Negro, que tem projeção de atingir cotas de emergência nos próximos dias, dificultando o escoamento de seus afluentes e provocando inundações ribeirinhas.

Diante do cenário, as autoridades recomendam que a população procure locais abrigados e evite proximidade com janelas e estruturas frágeis durante as rajadas de vento, jamais tente atravessar pontes ou vias alagadas e monitore sinais de deslizamento em encostas, como trincas em muros, inclinação de postes e escoamento anormal de barro e água.

Foto: Defesa Civil de SC

Redação Cultura FM | Julian Vilvert




11/09/2026 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO