Na última sexta-feira, dia 18, a agência de viagens 123milhas surpreendeu seus clientes ao anunciar a suspensão da emissão de passagens da sua linha promocional com datas flexíveis. O governo considerou esse anúncio grave, levando a Secretaria Nacional do Consumidor a afirmar que irá notificar a empresa para obter esclarecimentos. Essa não é a primeira vez que os consumidores enfrentam problemas com a 123milhas. Vamos entender o que sabemos até agora:
A empresa comunicou que não emitirá passagens para voos marcados entre setembro e dezembro de 2023 na linha Promo. Além disso, as vendas desse produto foram interrompidas desde o dia 16.
A 123milhas atribuiu a culpa aos juros e à alta demanda. Através de uma declaração, a empresa explicou que a decisão de suspender a emissão de passagens na linha promocional foi motivada por “fatores econômicos e de mercado”. Citaram a alta demanda por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo em épocas de menor procura, e as taxas de juros altas.
A solução oferecida pela empresa é a devolução dos valores pagos pelos clientes em forma de vouchers. Esses vouchers poderão ser utilizados para adquirir outros produtos dentro da plataforma. A 123milhas devolverá os vouchers com 150% do CDI de correção. Esses vouchers têm validade de até 36 meses a partir do momento da solicitação.