NOTÍCIAS


Ação conjunta desativa criadouros clandestinos de javalis em Benedito Novo

Uma operação conjunta realizada nesta terça-feira (12) entre a polícia e órgãos ambientais resultou na desativação de dois criadouros clandestinos de javalis em Benedito Novo, no Vale do Itajaí. A ação foi desencadeada após denúncias e teve como objetivo combater a criação ilegal desses animais, que representam uma ameaça à fauna, à flora e ao agronegócio.

De acordo com informações do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), os criadouros clandestinos encontrados em Benedito Novo tinham histórico de criação de mais de 100 javaporcos ao longo dos anos. Em decorrência da operação, os 10 javalis presentes nas propriedades foram abatidos.

O Ibama, responsável pela fiscalização e proteção ambiental, aplicou multas de aproximadamente R$ 3,5 mil para cada um dos proprietários dos criadouros ilegais. Além das sanções administrativas, os proprietários também serão alvo de procedimento policial por crime ambiental, conforme informado pelo Centro de Apoio Operacional.

Por ser uma espécie exótica no Brasil e sem predador natural, a criação de javalis, incluindo o cruzamento com porcos, é proibida por lei. Esses animais são capazes de causar danos significativos às lavouras e ao meio ambiente, além de representarem riscos à saúde dos suínos e seres humanos devido à transmissão de graves doenças.




13/07/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO