Na manhã de quarta-feira (30), por volta das 9h41min, policiais militares realizavam uma ronda na Rua Paraguai, bairro Imigrantes, quando avistaram um jovem fumando um cigarro semelhante a maconha. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou descartar o cigarro, jogando-o ao chão. Durante a abordagem, foi identificado que se tratava de um adolescente de 17 anos.
Após constatar que o cigarro era de fato uma substância ilícita (maconha), a equipe acionou o Conselho Tutelar e o irmão do menor, de 19 anos, que compareceram ao local. O material foi apreendido, e um boletim de ocorrência foi registrado. O adolescente foi liberado na presença do irmão, e o caso será encaminhado para os procedimentos cabíveis.
O Comando da Polícia Militar de Timbó esclareceu que mesmo que a posse de drogas para uso pessoal não seja considerada crime (no caso da maconha), a PM registra a ocorrência, qualifica o envolvido, e apreende a substância.
A droga apreendida permanece sob custódia no quartel até que haja uma legislação específica que defina sanções administrativas, como multas, para esses casos.