Quem está próximo da aposentadoria deve ficar atento às mudanças implementadas pela Reforma da Previdência, promulgada em 2019. A reforma estabelece regras de transição automáticas, que são ajustadas a cada ano. Confira as principais alterações e como simular sua aposentadoria:
Para as mulheres, a pontuação mínima sobe para 92 pontos, e para os homens, 102 pontos. A soma considera idade e tempo de contribuição.
No setor público, além da pontuação, é exigido:
Homens: 62 anos de idade, 35 anos de contribuição, 20 anos no serviço público e 5 anos no cargo atual;
Mulheres: 57 anos de idade, 30 anos de contribuição, 20 anos no serviço público e 5 anos no cargo atual.
Outra regra eleva a idade mínima para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens). Essa idade continuará aumentando até alcançar 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031.
A idade mínima para professores aumenta para 54 anos (mulheres) e 59 anos (homens), com acréscimo de seis meses por ano até 2031. O tempo mínimo de contribuição segue em 25 anos para mulheres e 30 anos para homens.
A idade mínima para as mulheres, que chegou a 62 anos em 2023, permanece inalterada. Para os homens, continua em 65 anos. Ambos precisam de 15 anos de contribuição.
Trabalhadores podem simular quanto tempo falta para se aposentar:
No computador:
Acesse http://meu.inss.gov.br e faça login.
Clique em “Simular Aposentadoria” para ver o tempo restante com base nas regras atuais.
No celular:
Baixe o app Meu INSS e siga os mesmos passos.
É possível corrigir dados pessoais e salvar o documento em PDF.
Para mais informações ou dúvidas sobre as mudanças, procure o site ou app Meu INSS e acompanhe as atualizações sobre a Previdência.
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil