A Linguiça Blumenau, um dos produtos mais tradicionais do Vale do Itajaí, receberá oficialmente o selo de Indicação Geográfica hoje (14), em um evento na Vila Germânica, em Blumenau.
O selo, concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), reforça o vínculo do produto com sua origem geográfica e valoriza os processos tradicionais de produção, uma herança dos imigrantes alemães que se estabeleceram na região.
O evento marca o reconhecimento nacional da qualidade e autenticidade da Linguiça Blumenau, uma iguaria feita a partir de carne suína pura e defumada. A cerimônia de lançamento decorre de uma parceria entre a Associação de Produtores da Linguiça Blumenau (ALBLU) e o Sebrae/SC, e começará às 18h no Restaurante Vila Germânica.
De acordo com o Sebrae/SC, a Indicação Geográfica é uma conquista importante para os produtores locais, já que apenas empresas da região que seguem os rigorosos critérios definidos pelo INPI poderão comercializar o produto sob o nome Linguiça Blumenau.
A tradição da Linguiça Blumenau remonta às técnicas trazidas pelos imigrantes alemães, que adaptaram suas receitas às condições locais, criando um produto único e altamente apreciado por seu sabor inconfundível.
Atualmente, a produção ocorre principalmente nos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó e Indaial, mas outras cidades do Alto e Médio Vale do Itajaí, como Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia, também estão em fase de estudos para serem integradas ao processo de Indicação Geográfica.
O evento de lançamento contará com a presença de autoridades locais, representantes do Sebrae e produtores envolvidos no processo de certificação.
Confira também nossa matéria especial sobre a produção da Linguiça Blumenau na cidade de Timbó:
Imagem divulgação Sebrae