NOTÍCIAS


Bolsonaro declara luto de três dias pela morte da rainha Elizabeth II

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no Brasil pela morte da rainha Elizabeth II, que morreu aos 96 anos nesta quinta-feira (8).

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, informou o governo em decreto assinado por Bolsonaro e pelo chanceler Carlos França.

Outras autoridades do governo, como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também manifestaram pesar após o Palácio de Buckingham informar o falecimento da rainha Elizabeth II, monarca mais longeva do Reino Unido e figura central do país por sete décadas.

A rainha, que morreu pacificamente aos 96 anos no Palácio de Balmoral, na Escócia, segundo comunicado do palácio, visitou mais de 100 países ao longo de seu reinado de pouco mais de 70 anos, incluindo o Brasil.

O Palácio do Itamaraty divulgou uma nota de pesar nesta quinta pela morte da monarca. Veja abaixo:

Nota Itamaraty

O Governo brasileiro recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias.

Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo.

Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido.

Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países.

O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família real, bem como ao governo e ao povo do Reino Unido e dos demais membros da Commonwealth.

Via CNN




09/09/2022 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO