O fenômeno ocorreu às 21h em Bom Jardim da Serra, segundo a Epagri, e chegou mais cedo do que em 2022, quando foi registrado em maio.
Esta é a quinta vez que o Estado registra neve em abril desde 1999, segundo a Epagri. A última vez tinha sido em 2016.
— Não é tão normal nevar em abril […] nós tínhamos a umidade, até tinha cogitado a possibilidade na semana passada, mas achamos que, apesar de ter a umidade, o frio não seria suficiente, mas acabou sendo de forma bem pontual — explicou a meteorologias da Epagri Gilsânia Cruz em entrevista à CBN Floripa.
Ainda na noite de quarta as chuvas congelada e congelante registradas na cidade confirmavam a chegada do frio. De acordo com o morador Sérgio Felipe, que gravou o fenômeno, a chuva começou a cair por volta das 19h. A queda das temperaturas e a possibilidade de eventos climáticos relacionados ao frio já haviam sido alertadas pela Defesa Civil.
Na chuva congelada, a neve cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente e derrete, mas volta a congelar quando encontra outra camada de ar frio antes de chegar ao chão. Assim, forma pequenos gelos que podem ser vistos aglomerados. Já a chuva congelante acontece quando a chuva cai normalmente e a água congela ao tocar na superfície.