NOTÍCIAS


Catarinense Raquel Kochhann será porta-bandeira do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

A atleta catarinense Raquel Kochhann, capitã da seleção feminina de rugby, foi escolhida nesta segunda-feira (22) como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. Ela estará ao lado de Isaquias Queiroz, da canoagem, carregando a bandeira brasileira na próxima sexta-feira (26).

Raquel Kochhann nasceu em Saudades, uma cidade no Oeste de Santa Catarina, no dia 6 de outubro de 1992. Com 31 anos, ela possui uma trajetória notável no esporte, começando sua carreira no futebol como zagueira das categorias de base do Juventude, em Caxias do Sul. Contudo, uma lesão no pé a afastou da seleção brasileira sub-17 de futebol, levando-a a mudar de rumo.

Após a lesão, Raquel decidiu estudar Educação Física, e foi na universidade que descobriu sua paixão pelo rugby. Aos 22 anos, ela já fazia parte da seleção brasileira, destacando-se rapidamente no esporte. Paris 2024 será a terceira edição de Jogos Olímpicos em que Raquel participará, tendo competido anteriormente nos Jogos do Rio 2016 e de Tóquio 2020.

Como capitã das Yaras, apelido da seleção feminina de rugby, Raquel conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos, em Toronto 2015 e em Santiago 2023. No entanto, sua carreira enfrentou um grande desafio em 2022, quando uma lesão no joelho levou à descoberta de um nódulo no seio. Após uma mastectomia e tratamento contra o câncer, Raquel foi diagnosticada com metástase no osso do esterno.

Apesar das adversidades, Raquel Kochhann não desistiu. Ela ficou afastada das competições por 20 meses, mas continuou a treinar sempre que possível. Em dezembro de 2023, fez seu retorno ao esporte, integrando a equipe do Charruas Rugby.

A escolha de Raquel como porta-bandeira do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 é um reconhecimento de sua resiliência e dedicação ao esporte. Sua história de superação inspira não apenas seus companheiros de equipe, mas todos os brasileiros.




23/07/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AMANHECER SERTANEJO