NOTÍCIAS


CBMSC mobiliza mais recursos para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul

Na manhã desta terça-feira, 07 de maio, a Corporação de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensifica seus esforços de apoio às operações de resgate no Rio Grande do Sul, enviando mais recursos e equipes especializadas para a região de Bento Gonçalves.

O destaque vai para a mobilização dos primeiros binômios catarinenses, formados por bombeiros militares e cães de busca, que serão deslocados para atuar na área afetada. A concentração para a saída do comboio está marcada para ocorrer no 5° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.

Para complementar o trabalho dos 39 bombeiros militares já em operação no estado vizinho desde segunda-feira, 06, serão enviados 04 binômios certificados para atuar em áreas deslizadas, oriundos dos batalhões de Xanxerê, Rio do Sul, Blumenau e Criciúma. Além disso, a CBMSC enviará os seguintes recursos:

  • 02 viaturas;
  • 02 caminhões;
  • 01 mini-escavadeira hidráulica;
  • 01 quadriciclo;
  • 04 bombeiros especializados para conduzir esses equipamentos.

O coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, destaca que essa equipe permanecerá no Rio Grande do Sul, inicialmente por uma semana, sendo então rendida por uma nova equipe de binômios.

Santa Catarina se destaca como o primeiro estado a enviar efetivo para os atendimentos no Rio Grande do Sul, mantendo atualmente a maior equipe de bombeiros militares atuando no estado vizinho entre todos os corpos de bombeiros do país.

A CBMSC é reconhecida internacionalmente pelo seu serviço de busca com cães, uma ferramenta essencial em operações de busca e salvamento. A eficácia dos binômios é comprovada em diversos cenários, desde deslizamentos de terra até resgates em estruturas colapsadas e em situações de salvamento aquático.

O coronel reforça a importância desses recursos, ressaltando que um binômio é capaz de cobrir o mesmo espaço territorial que uma equipe de 30 homens no mesmo espaço de tempo.

Entre as principais atuações recentes da CBMSC, destacam-se os resgates realizados durante as chuvas no Vale do Taquari (RS), deslizamentos em Rodeio (SC) e intervenções em desastres como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e o desmoronamento no prédio da Segurança Pública no Rio Grande do Sul.

Imagem: divulgação CBMSC




07/05/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO