NOTÍCIAS


Chuvas causam estragos em Santa Catarina, confira balanço

Santa Catarina enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas que atingem diversas regiões do estado. De acordo com informações do governo estadual, 46 cidades relataram prejuízos significativos, incluindo queda de granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Sete municípios decretaram estado de emergência diante da magnitude dos estragos. O último do Corpo de Bombeiros Militar registrou 399 ocorrências relacionadas às chuvas, impactando 526 pessoas. 

O Rio Benedito em Timbó registra 5,51m às 11 horas desta quinta-feira, tendo atingido a sua máxima de 6.80m às 21h. Ainda em Timbó, um deslizamento de terra atingiu uma residência, deixando uma mulher e seu filho de um ano em perigo. Os bombeiros relatam que a criança teve apenas ferimentos leves.

Infelizmente, uma tragédia foi registrada no Alto Vale do Itajaí, em Rio do Oeste, onde uma pessoa perdeu a vida ao tentar atravessar uma arrozeira alagada pela chuva. Em Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense, várias ruas ficaram alagadas, trazendo transtornos para casas e comércios que foram destruídos pela força da água, levando a prefeitura a decretar situação de emergência. Uma campanha foi iniciada para arrecadar insumos destinados às pessoas atingidas pelas cheias.

Em Rio do Sul pelo menos 190 pessoas foram encaminhadas para abrigos. Em Blumenau, a situação de enchente devido ao aumento do nível do rio levou à montagem de abrigos para atender os moradores, e a abertura da Oktoberfest foi adaptada diante das circunstâncias. O nível do rio, por volta das 6h, atingia 8,61 metros.

Na rodovia SC-355, em Jaborá, uma parte do asfalto cedeu, resultando na interdição da via na manhã desta quinta-feira.

A barragem de contenção em Concórdia transbordou, provocando alagamentos em diversas ruas da cidade. As estradas foram bloqueadas devido às inundações. Ainda no Oeste, em Chapecó, uma motociclista ficou ferida após colidir com galhos que caíram nas vias. A Serra catarinense também enfrentou os impactos das chuvas, levando ao resgate de cinco pessoas que ficaram ilhadas.

 A situação mais crítica concentra-se no Planalto Norte, Meio-Oeste e Vale do Itajaí, onde sete cidades, incluindo São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá, Ibiam, Jaborá, Laurentino e Presidente Getúlio, decretaram estado de emergência.

 

 Foto: Prefeitura de São Bento do Sul




05/10/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE