NOTÍCIAS


Chuvas causam transtornos em Florianópolis e aulas são canceladas

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, tem enfrentado uma série de problemas devido às intensas chuvas que atingem a região desde segunda-feira (12). Nesta quinta-feira (15), as aulas foram canceladas e várias ruas ficaram alagadas. De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva nos últimos quatro dias é de 80 milímetros, e a previsão é de que o fenômeno continue pelo menos até sexta-feira (16).

Dentre os bairros mais afetados estão o Rio Vermelho e os Ingleses, localizados no Norte da Ilha, e o Campeche, no Sul. Segundo levantamento da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira pela manhã, pelo menos 18 ruas ficaram alagadas nessas regiões.

No sentido Norte, pela rodovia BR-101, os motoristas enfrentam dificuldades e precisam ter paciência devido ao fluxo intenso e pontos de parada desde a região do bairro Pacheco, em Palhoça, até o bairro Kobrasol, em Florianópolis. Aproximadamente 9 km desse trecho apresentam tráfego intenso nesta manhã chuvosa de quinta-feira.

Para amenizar os transtornos causados pelas chuvas, sete caminhões hidrojatos foram acionados para a limpeza das ruas nas regiões Norte, Leste, Sul e central da Ilha.

Além disso, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve que cancelar algumas aulas devido à falta de energia elétrica em alguns prédios da instituição. Um transformador foi danificado durante a madrugada, levando à interrupção do fornecimento de energia. Diante dessa situação, a UFSC recomendou o cancelamento das aulas no campus de Florianópolis e sugeriu que cada unidade administrativa avalie e flexibilize o expediente de trabalho, de acordo com suas necessidades.

Desabamento de telhado na Celesc

Outro incidente decorrente das chuvas foi o desabamento de parte do telhado da loja de atendimento da Celesc, localizada no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Como medida de segurança para os funcionários e clientes, o atendimento na loja foi suspenso nesta quinta-feira (15). A Celesc ainda não estipulou uma previsão para o retorno das atividades na unidade.

Ciclone extratropical e previsão do tempo

A causa das chuvas persistentes em toda a região catarinense, especialmente no Centro-Leste, é a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, na Grande Florianópolis e no Sul do estado, a chuva deve ser mais intensa durante a tarde de quinta-feira.

No entanto, há uma previsão de afastamento do ciclone para alto mar a partir de sexta-feira (16), o que resultará em uma melhora no tempo durante o final de semana. A chuva ainda persistirá em boa parte das áreas do Litoral Sul, principalmente durante a madrugada, acompanhada de rajadas de vento intensas

 




15/06/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO