MENU
![](https://redeculturafm.com.br/wp-content/uploads/LOGO-TOPO.png)
A formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Argentina está gerando um alerta para Santa Catarina nesta sexta-feira (18).
A Defesa Civil do Estado adverte sobre o risco iminente de temporais e ventos fortes.
Ventos podem atingir rajadas superiores a 70 km/h, trazendo consigo ameaças como queda de árvores, danos à rede elétrica e destelhamentos.
De acordo com os especialistas da Defesa Civil, as chuvas começarão na fronteira com o Rio Grande do Sul e se espalharão gradualmente pelo restante do Estado ao longo do dia. Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que esses eventos climáticos extremos são resultado da interação entre a massa de ar frio associada ao ciclone e as condições quentes prevalecentes
Em situações como essa, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem se aproximar de árvores, postes, placas e outros objetos passíveis de serem arremessados pelo vento.
Dentro de casa, é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos e manter distância das janelas. Banheiros de alvenaria são locais mais seguros para se proteger de ventos fortes e raios.
Apesar da turbulência esperada para sexta-feira, o clima deve melhorar gradativamente a partir de sábado.
O domingo promete céu ensolarado para Santa Catarina. Mas ainda que as chuvas cessem, espera-se que o final de semana apresente temperaturas mais amenas.