NOTÍCIAS


Ciclone extratropical provoca alerta de temporais com ventos fortes e chuvas intensas em Santa Catarina

A formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Argentina está gerando um alerta para Santa Catarina nesta sexta-feira (18).

A Defesa Civil do Estado adverte sobre o risco iminente de temporais e ventos fortes.

Ventos podem atingir rajadas superiores a 70 km/h, trazendo consigo ameaças como queda de árvores, danos à rede elétrica e destelhamentos.

De acordo com os especialistas da Defesa Civil, as chuvas começarão na fronteira com o Rio Grande do Sul e se espalharão gradualmente pelo restante do Estado ao longo do dia. Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que esses eventos climáticos extremos são resultado da interação entre a massa de ar frio associada ao ciclone e as condições quentes prevalecentes

Em situações como essa, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem se aproximar de árvores, postes, placas e outros objetos passíveis de serem arremessados pelo vento.

Dentro de casa, é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos e manter distância das janelas. Banheiros de alvenaria são locais mais seguros para se proteger de ventos fortes e raios.

Apesar da turbulência esperada para sexta-feira, o clima deve melhorar gradativamente a partir de sábado.

O domingo promete céu ensolarado para Santa Catarina. Mas ainda que as chuvas cessem, espera-se que o final de semana apresente temperaturas mais amenas.




18/08/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE