A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou a lista dos 43 atletas do Brasil classificados para as Olimpíadas de Paris, com 19 mulheres e 24 homens. Quinze desses atletas, incluindo Alison dos Santos, número 2 do mundo nos 400 metros com barreiras, garantiram sua presença em Paris ao alcançar o índice olímpico. A maioria dos outros atletas se classificou por meio da pontuação no ranking mundial da World Athletics, a federação internacional de atletismo. A janela de pontuação foi encerrada em 30 de junho.
Segundo Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, o Brasil ainda pode contar com três atletas que ficaram fora da lista de convocados devido a exigências da World Athletics relacionadas à realização de testes antidoping. São eles: Max Batista (marcha atlética), Lívia Avancini (arremesso de peso) e Igor Gabriel Soares (revezamento 4x100m). Campos explicou que o trio realizou pelo menos três testes nos últimos meses, desde setembro de 2023, dentro do período de 21 dias exigido. No entanto, a World Athletics argumenta que o período de 21 dias não foi respeitado, o que inviabilizou a convocação desses atletas.
Além de Alison dos Santos, invicto nesta temporada no ranking da Diamond League (circuito mundial) dos 400m com barreiras, o Brasil tem boas chances de medalhas olímpicas nas provas de marcha atlética (Caio Bonfim, Érica Sena e Viviane Lyra) e com Darlan Romani no arremesso de peso.
Até o momento, o Brasil tem 278 atletas confirmados para os Jogos de Paris, que começam em 26 de julho. As provas de atletismo ocorrerão de 1º a 11 de agosto.
Equipe feminina
Equipe masculina
Via Agência Brasil