NOTÍCIAS


Conflito entre árbitros e Fesporte adia provas de atletismo em SC

As competições de atletismo do Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) foram adiadas devido à ausência de árbitros, que deveriam ser fornecidos pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA).

Com a cerimônia de abertura marcada para esta quarta-feira (29) em Blumenau, a 17ª edição do Parajasc começa com um impasse entre a FCA e a Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte). As provas de atletismo, programadas para ocorrer no Complexo Esportivo de Timbó, foram postergadas devido à falta de arbitragem, resultante de divergências financeiras.

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, explicou ao Portal ND Mais que as competições foram adiadas porque a FCA não disponibilizou os árbitros necessários. “Há reivindicações feitas pelos árbitros que são legalmente impossíveis de serem atendidas, como o pagamento de pró-labore sem a contraprestação do serviço (a exemplo dos deslocamentos)”, afirmou Nascimento.

Apesar do impasse, Nascimento mencionou que as negociações com a FCA continuam na tentativa de solucionar a questão da arbitragem. Em uma nota nas redes sociais, a Fesporte anunciou que as provas de atletismo foram reprogramadas para sexta-feira (30), sábado (1) e domingo (2).

FCA se pronuncia sobre a ausência de árbitros

Em uma nota de esclarecimento, a FCA informou que a parceria com a Fesporte, mantida por cerca de 45 anos, tem se deteriorado nos últimos três anos devido a questões legais e de remuneração digna para os profissionais. “Por tal motivo, o quadro de árbitros solicitou que a FCA novamente intermediasse melhores condições de trabalho, no qual não fomos atendidos”, declarou a federação.

A nota da FCA mencionou ainda que, após reunião recente com a Fesporte, as necessidades de remuneração, pagamento de deslocamento e alimentação não foram atendidas. “Infelizmente, após consultarmos nossos árbitros, apenas três deles se dispuseram a atuar na etapa estadual do Parajasc em Blumenau e, por tal motivo, comunicamos formalmente à Fesporte que não havia equipe de arbitragem a ser indicada pela FCA. Lamentamos qualquer problema que possa dificultar a realização do evento, mas esgotamos os meios disponíveis para solucionar a matéria.”

Fesporte busca arbitragem em federação do RS

Devido ao conflito com a FCA, a Fesporte tentou contratar árbitros da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs). No entanto, a Faergs, através de uma nota nas redes sociais, informou que também não atuará na competição em Santa Catarina. “A Faergs foi contactada por uma empresa terceira para atuar em evento a ser realizado em SC. Como somente temos jurisdição no RS, respondemos que não podemos atuar em outro estado. Desta forma, frisamos que a Faergs e/ou árbitros pertencentes ao nosso quadro de arbitragem não estarão atuando em SC e, por isso, desconhecemos a equipe que será contratada pela Fesporte.”




29/05/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
BATIDÃO DA CULTURA