O Procon de Indaial realizou uma fiscalização na agência bancária do Itaú, no Centro da cidade, na última sexta-feira, 7 de junho. A ação foi motivada por denúncias de consumidores que alegaram estar esperando além do tempo permitido pela Lei Municipal nº 5.304/2016.
Segundo Bruno Mendes, coordenador do Procon, alguns clientes relataram esperas superiores a uma hora para receber atendimento no Itaú, incluindo idosos. Essa demora é uma infração à legislação municipal, que estabelece que o tempo de espera em agências bancárias e correspondentes não pode ultrapassar 30 minutos em dias considerados críticos.
Lei similar em Timbó
Assim como Indaial, a cidade de Timbó também possui uma legislação que regulamenta o tempo de espera em filas de instituições bancárias. Trata-se da Lei Municipal nº 2.510/2011, regulamentada pelo Decreto nº 2.373/2011, que estabelece que o atendimento ao cliente nas agências bancárias deve ser feito em no máximo:
O Procon orienta os consumidores a solicitarem ao caixa que anote o horário de atendimento. Assim, esse registro poderá ser comparado ao horário de entrada registrado eletronicamente na senha. Em casos de descumprimento, as agências podem ser notificadas e sujeitas a penalidades previstas na legislação municipal.