Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil de Santa Catarina, em colaboração com o CyberGAECO e o GAECO/MPRS, deu início à segunda fase da operação “Anúncio Fake”. A operação resultou no cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Esteio e Alvorada. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú, após investigações conduzidas pelo CyberGAECO e solicitações da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Belo.
Esta fase da operação é focada na persecução patrimonial, com bloqueio de até R$ 150.000,00 em contas bancárias dos investigados, apreensão de imóveis e veículos registrados em nome deles e bloqueio de criptoativos. A investigação revelou a existência de uma organização criminosa que aplicava golpes de falsos aluguéis de temporada no litoral catarinense, prejudicando turistas e utilizando “laranjas” para ocultar a origem do dinheiro.
A primeira fase da operação, deflagrada em 13 de setembro de 2023, já havia resultado no desmantelamento de atividades fraudulentas relacionadas a anúncios de aluguel de temporada, com prisões e apreensões em São Paulo e no Rio Grande do Sul. A ação continua a combater práticas fraudulentas e garantir a justiça para as vítimas.