Nesta última quinta-feira (31), o prefeito eleito, Flávio Buzzi, anunciou Cristiano Florêncio como o novo Secretário de Cultura e Turismo de Timbó. Com uma trajetória sólida na música e um extenso histórico de dedicação à cultura local, Florêncio agora assume a missão de valorizar e expandir o cenário cultural do município.
Em conversa com a nossa reportagem, Cristiano compartilhou sua surpresa e entusiasmo com o convite: “Fiquei feliz e muito surpreso com o convite do prefeito eleito, Flávio. Transparência, trabalho e dedicação são pontos que serão sempre cobrados nessa gestão. Flávio recebeu indicações do meu nome por várias pessoas da comunidade, que acompanham meu trabalho na música e na cultura há anos,” afirmou o novo secretário.
Natural de Timbó, Cristiano tem ligação com a música desde os cinco anos de idade. Aos 15 anos de idade assumiu a regência do coral que participava como instrumentista. Ao longo de sua carreira, ele esteve à frente de importantes grupos da região, como o Coral Leopoldo Kurtz, onde trabalhou por 12 anos. Atualmente, Cristiano dedica-se ao Coro Misto Testo Salto de Blumenau, com 13 anos de trabalho, ao Coral da Comunidade Luterana Cristo Redentor, há 15 anos, e ao Grupo Vocal Syahamba, há 27 anos.
Cristiano também acumula experiência na Fundação Cultural de Timbó (FCT), onde trabalhou entre 1997 e 2004, primeiro como professor de música e depois como chefe da divisão de cultura e eventos. “Essa passagem me deu uma visão clara sobre a importância de um ambiente de apoio para os artistas locais,” ressaltou. Além disso, ele possui formação técnica em música pela EMPAB e atualmente cursa graduação em Gestão Cultural.
Florêncio planeja fomentar a arte e a cultura local com novos projetos, incluindo programas voltados para a rede municipal de ensino e para grupos específicos, como pessoas com deficiência e a melhor idade. “Entendo que, como Secretaria de Cultura e Turismo, devemos estar sempre incentivando a arte e a cultura local. Pretendo criar projetos que integrem a comunidade, atendendo a rede de ensino e dando atenção especial a pessoas com deficiência e à melhor idade”.
Cristiano ainda garantiu que o órgão estará sempre de portas abertas para ouvir a comunidade. “A FCT estará de portas abertas para ouvir as demandas dos artistas locais, clubes e associações de bairros. Fomos indicados para o trabalho municipal, e é para os munícipes que devemos dar atenção especial,” concluiu o novo secretário nomeado.