MENU

Nesta quinta-feira, 3, o advogado Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.
Conhecido por defender o ex-presidente petista em casos da Lava Jato, Zanin passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve seu nome aprovado pelo plenário do Senado Federal, recebendo 58 votos favoráveis.
Com a chegada de Zanin, o STF terá agora 7 dos 11 ministros indicados durante governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Vale destacar que os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Nunes Marques foram indicados por outros presidentes.
Cristiano Zanin assume o posto com uma herança de 528 processos de Lewandowski, incluindo casos que abordam temas como a gestão da pandemia de Covid-19 pelo presidente Bolsonaro, a validade de decreto de Lula que restabelece alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, além de investigações sobre desvios no orçamento secreto.