NOTÍCIAS


Defesa Civil de SC alerta para chuva persistente e volumosa nas próximas 24 horas

Nesta quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria trará de volta a condição de chuva para todas as regiões de Santa Catarina. A precipitação começará pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira e se espalhará pelas demais regiões ao longo do dia.

Previsão de Chuvas e Áreas de Risco

As áreas em destaque, marcadas em laranja, concentrarão os maiores volumes de precipitação, com acumulados médios de 50 a 80 mm, principalmente entre a tarde de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12). Nessas regiões, há um risco elevado para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Com o afastamento gradual do sistema, a chuva perderá intensidade na manhã de sexta-feira (12), ocorrendo de forma esparsa e fraca. No entanto, a chuva se concentrará nas áreas ao norte do estado, próximas ao Paraná, ao longo do dia.

Alto Vale do Itajaí em Alerta

Devido aos volumes previstos, associados aos níveis elevados dos rios e ao solo encharcado, o risco de inundações na região do Alto Vale do Itajaí é alto. Municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul podem enfrentar níveis de emergência entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12). Nas regiões do Médio e Baixo Vale, assim como nas bacias hidrográficas do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.

Medidas de Precaução

Na noite de quarta-feira (10), as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí foram fechadas novamente como medida preventiva. Em Taió, a barragem Oeste teve todas as sete comportas fechadas e em Ituporanga, a barragem sul opera com duas comportas fechadas e três abertas.

Situação em Rio do Sul

Rio do Sul, que amanheceu com a terceira enchente do ano na segunda-feira (8), pode enfrentar uma nova inundação devido à previsão de chuvas volumosas. As intensas chuvas do fim de semana elevaram o nível do rio Itajaí-Açu, que atingiu o pico de 7,39 metros. Abrigos foram abertos na cidade para receber a população afetada, onde ainda se encontram 63 pessoas, já que a previsão aponta para mais uma enchente nos próximos dias.

A cota de inundação em Rio do Sul permanece em 8 metros, com a cota de atenção em 8,5 metros. Às 10h10 de hoje (11), o nível do rio estava em 5,79 metros. Os moradores podem acompanhar a cota de inundação de cada rua no site da Defesa Civil de Rio do Sul.




11/07/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE