NOTÍCIAS


Defesa Civil fechará segunda comporta da barragem de José Boiteux nesta sexta-feira: Medida necessária

Na manhã desta sexta-feira (17), equipes da Defesa Civil de Santa Catarina tomaram a decisão de fechar a segunda comporta da barragem de José Boiteux, localizada no Alto Vale do Itajaí. A ação é uma resposta à significativa elevação do nível do rio Itajaí-Açu em sua extensão nas últimas horas.

A informação foi compartilhada por Carlos Olímpio Menestrina, secretário municipal de Defesa Civil de Blumenau. “O secretário de Estado está se deslocando até José Boiteux para realizar o fechamento da segunda comporta, uma medida necessária neste momento”, afirmou.

Conforme dados da Defesa Civil, a barragem Norte de José Boiteux, a maior estrutura para contenção de cheias no estado, apresentava uma capacidade de 42,27%, com 29,6 metros de água armazenada. No início da manhã, uma comporta estava aberta, enquanto a outra permanecia fechada.

Quanto à barragem Sul de Ituporanga, registrava uma comporta aberta e quatro fechadas, mantendo-se com 65,53% de sua capacidade (27,08 metros de água armazenada). Já na barragem Oeste de Taió, todas as sete comportas estavam fechadas, atingindo 61,04% de sua capacidade (18,73 metros de altura de água no reservatório). Ambas as estruturas têm seus canais extravasores fechados. A Defesa Civil assegura que está monitorando a operação das estruturas, seguindo protocolos apropriados para mitigar o aumento do nível dos rios nas principais cidades do Vale do Itajaí.

 

Foto: Defesa Civil de Ibirama




17/11/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
REPÓRTER CULTURA