NOTÍCIAS


Diante do iminente risco de uma nova enchente, a Defesa Civil optou por fechar as comportas das barragens de Taió e Ituporanga, localizadas no Alto Vale do Itajaí

A medida, tomada na manhã desta quinta-feira (16), visa mitigar os impactos das previsões de fortes chuvas previstas até sábado (18).

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que todas as comportas da barragem Oeste de Taió e quatro das cinco comportas da barragem Sul de Ituporanga estão sendo fechadas. Em comunicado oficial, o órgão destacou a necessidade de reduzir a vazão dos rios para prevenir potenciais inundações, enxurradas e alagamentos na região do Alto Vale do Itajaí nos próximos dois dias.

Os níveis dos rios estão em ascensão devido às chuvas intensas. Em Rio do Sul, principal cidade da região, o rio Itajaí-Açu atingiu 6,92 metros por volta das 09h45 da manhã. Em Vidal Ramos, onde carros foram arrastados pela correnteza do rio Itajaí-Mirim, o nível triplicou em quatro horas, passando de 1,5 metro para 4,5 metros nesta quinta-feira (16).

Na cidade de Ituporanga, o nível do rio Itajaí do Sul estava em 3,58 metros às 10h da manhã, enquanto o rio Itajaí do Oeste apresentou um aumento considerável, alcançando 6,36 metros em Taió e 5,69 metros em Rio do Oeste.

Com o fechamento de todas as comportas e do canal extravasor por volta das 10h da manhã, a barragem de Taió registra 13,06 metros de água armazenada, o equivalente a 22% de sua capacidade. A barragem de Ituporanga está com quatro comportas fechadas e uma aberta, além do canal extravasor também fechado, com 19,28 metros de água, representando 19,6% de sua capacidade.

A barragem Norte, localizada em José Boiteux, apresentou, às 07h da manhã desta quinta-feira (16), um nível de 42,54% de sua capacidade. Com uma comporta aberta e outra fechada, o reservatório totaliza 29,7 metros de água.




16/11/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO