NOTÍCIAS


Disputa pela prefeitura em cidade de Minas Gerais é decidida pela idade dos candidatos

A cidade de Inhaúma, na Região Central de Minas Gerais, foi palco de uma situação que chamou atenção neste domingo (6). Os dois candidatos à prefeitura, Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade), terminaram a apuração empatados com exatos 2.434 votos cada.

Em municípios com menos de 200 mil habitantes, onde não há segundo turno, o desempate é feito com base na idade dos candidatos, de acordo com a legislação eleitoral. Por ser mais velho, com 62 anos, Zula foi declarado vencedor pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Seu adversário, Carlinhos, tem 46 anos.

Inhaúma, que possui 6.239 habitantes, também registrou 71 votos brancos, 92 nulos e 749 abstenções. A eleição foi bastante equilibrada e atraiu a atenção de todo o país devido ao desfecho incomum, onde a diferença entre ser eleito ou não foi determinada pela idade dos candidatos.

Em 2020, situação semelhante ocorreu em Jardinópolis, no oeste de Santa Catarina, onde Mauro Risso (MDB) foi eleito prefeito após desempate por idade com Antoninho (PT).




07/10/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
VOZ DO BRASIL