NOTÍCIAS


Educação de Timbó mantém a melhor média do IDEB e projeta novos investimentos

A Educação de Timbó segue sendo referência para a região do Vale Europeu. Vem por anos mantendo as melhores médias do IDEB. Um dos pontos altos que colocaram a Educação do município na vanguarda dos bons índices de aproveitamento escolar foi o uso da tecnologia em sala de aula.

Ministrado pela primeira vez no Brasil o município foi escolhido este ano pela GetEdu para ser uma das duas cidades brasileiras contempladas com o curso “Intel Skills for Innovation”. Ao todo 25 professores da rede municipal participaram do curso que abordou temas da área tecnológica: machine learning, inteligência artificial e storyboard aplicados à educação básica. Nesta semana, inclusive, mais precisamente na próxima quarta-feira, dia 17, esses 25 professores/alunos estarão realizando a formatura deste curso, no auditório do piso superior do Teatro do CIC.

“Recentemente, também estivemos reunidos com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que nos apresentou uma proposta para implantar novidades na área da tecnologia, oferecendo cursos para ampliar os horizontes dos nossos alunos”, conta o secretário de Educação, Alfroh Postai.  Ainda segundo o secretário, a ideia dessa proposta é fortalecer ainda mais as tecnologias educacionais que já temos na rede municipal de educação, com plataformas de formação tecnológica para os alunos, e formação para os professores.

Em 2021, o município de Timbó também foi pioneiro no país na implantação de uma parceria com a Google for Education, para a aquisição de chromebooks para alunos e professores e telas de touchscreen para todas as unidades escolares do pré ao ensino fundamental. Além disso, no início de 2022, todas as salas de aula da rede municipal também receberam lousas digitais, abandonando os antigos quadros negros de giz.

“Estar atento às novas tecnologias que moldam o nosso dia a dia é uma prioridade nossa. O trabalho educacional ultrapassa a barreira das escolas, quando forma cidadãos, melhores profissionais e, consequentemente, pessoas mais bem preparadas”, explica o assessor de tecnologia da Semed, Edesio Slomp. Ele disse ainda que o retorno de estudantes e professores tem sido bastante positivo, reconhecendo como a tecnologia pode ser uma grande aliada no aprendizado.

Ainda segundo o secretário Postai, tudo isso também só é possível porque os profissionais que estão em sala de aula estão preparados para utilizar todas as ferramentas à sua disposição. “A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) investe constantemente no aperfeiçoamento de nossos professores com as formações continuadas”, ressalta.




16/05/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE