NOTÍCIAS


Todos os Estados brasileiros devem iniciar a emissão da nova carteira de identidade até 11 de janeiro

Todos estados brasileiros têm até o dia 11 de janeiro para iniciar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Uma inovação no novo documento é a ausência do número do RG, sendo substituído exclusivamente pelo CPF.

Contudo, em Santa Catarina, a população já consegue emitir o novo documento desde 2021. 

Conforme informações da Polícia Científica de Santa Catarina, a implementação do novo documento tem o potencial de fortalecer a proteção de dados dos brasileiros. Com a adesão de todos os Estados ao cadastro nacional, os riscos de criminosos usurparem a identidade de terceiros diminuirão significativamente, graças à integração de informações tanto em âmbito nacional quanto estadual.

Além disso, a unificação dos sistemas traz vantagens substanciais no que diz respeito à localização de pessoas desaparecidas e crianças sequestradas.

A colaboração entre os bancos de dados estaduais, Receita Federal, Detran e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apenas agilizará os resultados relacionados à identificação civil e criminal em todo o país, mas também reduzirá a incidência de golpes contra a administração pública e privada, decorrentes de fraudes ideológicas.

A validade da carteira será de 10 anos para a maioria dos cidadãos, cinco anos para crianças de 0 a 11 anos, e sem limite de tempo para idosos.

Autoridades destacam que não há necessidade de correr aos postos de atendimento para renovar o documento. Se o RG estiver com menos de 10 anos e em boas condições, continuará válido até 2032.




08/01/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AMANHECER SERTANEJO