NOTÍCIAS


Fumaça de queimadas na Amazônia e Centro-Oeste atinge novamente Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a presença de fumaça em várias regiões do estado, causada pelas queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno é intensificado pelos ventos vindos do norte e pelo Jato de Baixos Níveis (JBN), uma corrente de ar quente e úmido que transporta a fumaça até o Sul do país.

O órgão destacou que o efeito da fumaça é mais perceptível ao amanhecer e entardecer, quando o céu adquire uma tonalidade avermelhada. Imagens de satélite, como a capturada no dia 3 de setembro, mostram a concentração de fumaça sobre todo o estado.

Além de prejudicar a visibilidade, a fumaça representa riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas. 

De acordo com o portal de meteorologia MetSul, é possível que, em Santa Catarina e no Paraná, a fuligem no ar seja tão intensa que piscinas, baldes ou outras superfícies com água fiquem escurecidas. Além disso, carros e áreas externas podem acumular uma camada de poeira escura, como já ocorreu no Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a fumaça deve permanecer no ar até que as queimadas sejam controladas ou até o retorno das chuvas, que devem chegar entre a primavera e o verão. O fenômeno está sendo agravado pelo El Niño, que trouxe mais chuvas para o Sul do Brasil, mas provocou seca nas áreas afetadas pelas queimadas.




05/09/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE