NOTÍCIAS


Golpistas se aproveitam da "taxa das blusinhas" para aplicar novo golpe

 

Desde o início de agosto, golpistas têm explorado a nova taxa alfandegária para produtos importados de até U$ 50, conhecida popularmente como “taxa das blusinhas”, para aplicar fraudes por meio de mensagens. A nova regra, que impõe um imposto de 20% sobre compras realizadas em plataformas online como AliExpress, Shein e Shopee, tem sido alvo de criminosos que enviam SMS, e-mails e mensagens pelo WhatsApp para números aleatórios informando sobre uma suposta taxa de retirada de pacotes.

Os golpistas redirecionam as vítimas para um link falso que imita o site dos Correios, onde são induzidas a pagar uma taxa falsa por meio de Pix ou boleto para liberar a mercadoria. Os Correios alertam para o aumento desses golpes digitais e reforça que os e-mails oficiais da empresa são enviados apenas do domínio @correios.com.br.

Para evitar cair em golpes, os Correios recomendam que os clientes não cliquem em links suspeitos e usem o aplicativo oficial para rastrear encomendas e pagar tributos de importação. Além disso, a empresa informa que a entrega de encomendas internacionais pode ser feita por diversos operadores logísticos. Para remessas internacionais recebidas via postal o pagamento de tributos deve ser realizado exclusivamente no site oficial dos Correios, na seção Minhas Importações.

Imagem ilustrativa / Freepik




26/08/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
ENCONTRO DA NOITE