NOTÍCIAS


Governo apresenta o "Celular Seguro": Aplicativo visa conter roubos de celulares

Na terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou o lançamento do aplicativo “Celular Seguro”, uma iniciativa que busca tornar inoperáveis os celulares subtraídos por meio de furtos ou roubos. A expectativa é que a utilização do aplicativo contribua para a redução da incidência desses crimes em todo o país.

Principais pontos do lançamento:

Disponibilidade do Aplicativo “Celular Seguro”: A partir desta terça-feira (19), o aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais, com a ressalva de que ele não substitui a comunicação direta com as autoridades e instituições pertinentes em situações de furto ou roubo.

Propósito do Aplicativo: O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou o aplicativo com o objetivo de tornar os celulares inutilizáveis após serem furtados ou roubados, visando a diminuição da incidência desses crimes no Brasil.

Funcionalidades do Aplicativo: O aplicativo permite o bloqueio rápido do dispositivo celular, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em situações de furto ou roubo, conforme destacado por Ricardo Cappelli, secretário executivo da pasta.

Operacionalização do “Celular Seguro”: Os usuários podem cadastrar seus telefones em dispositivos de confiança, que têm a capacidade de efetuar o bloqueio em casos de furto ou roubo.

Parcerias Estratégicas: A iniciativa conta com a colaboração de entidades e empresas relevantes, incluindo Anatel, Febraban, ABR Telecom, além de bancos como Caixa, Inter, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Sicoob, com potencial para expansões e integrações futuras com outras empresas.

O aplicativo tem como objetivo principal agilizar as notificações a terceiros sobre roubos, furtos e perdas de celulares. Ricardo Cappelli destacou, em uma rede social, a facilidade e rapidez do bloqueio. A proposta do aplicativo é simplificar o processo de notificação de roubos, furtos e perdas de celulares a terceiros. Para isso, os usuários cadastram seus telefones em dispositivos de pessoas de confiança, que têm a capacidade de efetuar o bloqueio em caso de furto ou roubo.

 




20/12/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
JORNAL DO MEIO DIA