O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 revelou os desempenhos das escolas de Timbó, mostrando onde a cidade superou as metas estabelecidas e onde ainda há espaço para melhorias. No panorama geral, a cidade ficou abaixo da meta estadual, mas conseguiu superar a média nacional. A avaliação considerou o desempenho dos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além dos alunos do ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Conforme o Ministério da Educação, o Ideb é formado pelos índices de aprovação dos alunos (fluxo escolar) e pelas médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado com base nos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Timbó apresentou um bom desempenho nos anos iniciais, com um IDEB de 6,6. Isso coloca a cidade acima da média nacional que é 6,0 e da média estadual que é 6,4. Quando comparado às metas, Timbó também superou a meta nacional de 6,0 e a meta estadual de 6,5.
Anos finais do Ensino Fundamental
Nos anos finais do ensino fundamental, Timbó alcançou um IDEB de 5,7. Embora essa média esteja acima da nacional (5,0) e da estadual (5,2), a cidade ficou abaixo da meta estadual de 6,2. Ainda assim, Timbó superou ligeiramente a meta nacional (5,5), mostrando um desempenho considerável.
Ensino Médio
O ensino médio em Timbó apresentou um IDEB de 4,2, o que está em linha com a média estadual. No entanto, esse resultado ficou bem abaixo tanto da meta estadual de 5,6 quanto da meta nacional de 5,2.
Metas do município
Ao analisar as metas estipuladas para o município, é necessário abrir um parênteses. Nos anos iniciais do ensino fundamental, Timbó superou o esperado nas escolas municipais, mas ficou abaixo da meta nas estaduais. Nos anos finais, as escolas municipais ficaram ligeiramente abaixo do esperado, enquanto as estaduais ficaram longe da meta do município. As escolas do ensino médio apresentaram um índice pouco superior ao esperado para o município, sendo um dos melhores do Médio Vale do Itajaí, juntamente com a vizinha Rodeio. Ainda assim, o indíce do ensino médio está longe da meta estadual e nacional.
Isso mostra que, enquanto Timbó avança nos primeiros anos do ensino fundamental, há um caminho a percorrer para garantir que o ensino médio alcance os padrões esperados a nível estadual e nacional.
Confira as notas do IDEB em Timbó
Ensino Fundamental – Anos iniciais:
Escola Municipal São Roque: 8,2
Escola Municipal Erwin Prade: 8,0
Escola Municipal Maurício Germer: 7,6
Escola Municipal Padre Martinho Stein: 7,3
Escola Municipal Tiroleses: 6,9
Escola Municipal Prof. Nestor Margarida: 6,3
EEF Prof. Emir Ropelato: 6,1
EEB Prof. Juvenal Cardoso Zanella: 6,1
EEF Clara Donner: 5,8
EEB Prof. Júlio Scheidemantel: 5,6
EEF Polidoro Santiago: 5,4
Ensino Fundamental – Anos finais:
Escola Municipal Padre Martinho Stein: 6,8
Escola Municipal São Roque: 6,6
Escola Municipal Erwin Prade: 6,5
EEB Prof. Juvenal Cardoso Zanella: 6,2
Escola Municipal Tiroleses: 6,2
Escola Municipal Maurício Germer: 6,1
Escola Municipal Prof. Nestor Margarida: 5,4
EEF Polidoro Santiago: 5,3
EEF Prof. Emir Ropelato: 5,3
EEF Clara Donner: 5,1
EEB Prof. Júlio Scheidemantel: 5,1
EEF Hugo Roepke: 4,2
Ensino Médio
O Ministério da Educação informou que o número de participantes no SAEB foi insuficiente para a divulgação detalhada dos resultados das instituições de ensino médio da cidade.