O pagamento do 13º salário deve movimentar a economia neste fim de ano. De acordo com a legislação, a primeira parcela deve ser paga até esta sexta-feira (29), já que o dia 30 cai em um sábado. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de R$ 321 bilhões devem ser injetados na economia brasileira até o final do ano, o que representa 3% do PIB. O benefício será pago a mais de 90 milhões de pessoas, entre trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas.
O comércio e os serviços são os maiores beneficiados nesse período, com o aumento do consumo e a criação de empregos temporários. A orientação para quem vai receber o benefício é organizar as finanças, priorizar dívidas e, se possível, reservar uma parte para poupança ou investimentos.
O 13º salário é um direito exclusivo de quem trabalha com carteira assinada, o que representa cerca de 60% da força de trabalho no Brasil. Com o avanço de aplicativos e novos modelos de trabalho, esse número pode diminuir no futuro.
Os aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao décimo terceiro, com cronogramas de pagamento específicos. Este ano, quem se aposentou após junho receberá o benefício de forma proporcional.
O calendário de pagamentos varia conforme o valor do benefício e o número final do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador, que aparece depois do traço.
Para beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412):
Final 1: 25 de novembro
Final 2: 26 de novembro
Final 3: 27 de novembro
Final 4: 28 de novembro
Final 5: 29 de novembro
Final 6: 2 de dezembro
Final 7: 3 de dezembro
Final 8: 4 de dezembro
Final 9: 5 de dezembro
Final 0: 6 de dezembro
Para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: 2 de dezembro
Finais 2 e 7: 3 de dezembro
Finais 3 e 8: 4 de dezembro
Finais 4 e 9: 5 de dezembro
Finais 5 e 0: 6 de dezembro
Essas datas referem-se ao pagamento da parcela única do 13º salário para aqueles que começaram a receber benefícios após junho de 2024. Beneficiários que já haviam recebido a antecipação do 13º salário entre abril e maio não estão incluídos neste calendário.
Pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia não recebem 13º salário.
Para mais informações ou consultas específicas, os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 135.
ATENÇÃO: O INSS alerta, ainda, para golpes relacionados ao suposto “14º salário” ou “folha extra de 13º”, que circulam em redes sociais. Essas informações são falsas, e os beneficiários devem buscar informações apenas por canais oficiais.
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil