O Instagram revelou na terça-feira (17) a criação da funcionalidade ‘Contas para Adolescentes’, com o objetivo de aumentar a segurança e o controle parental para menores de 16 anos. Prevista para 2025, a medida é uma resposta às preocupações sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens.
Com as novas ferramentas, os pais poderão aprovar novos seguidores e gerenciar mudanças nas configurações das contas dos filhos, além de monitorar com quem eles trocam mensagens. As mensagens diretas (DMs) serão restritas a conexões já estabelecidas, reduzindo o contato com estranhos e prevenindo situações de assédio ou bullying online.
Outra novidade é o limite de interações nas contas adolescentes, que só poderão ser mencionados ou marcados por quem já os segue. Para evitar o uso excessivo, o Instagram enviará notificações para que os jovens façam pausas após uma hora de uso diário, e silenciará notificações entre 22h e 7h para promover hábitos saudáveis de sono. Os pais também poderão definir limites de tempo para o uso do aplicativo.
Essas mudanças acompanham uma crescente preocupação entre os responsáveis. Segundo uma pesquisa do Datafolha, 76% dos pais acreditam que crianças e adolescentes menores de 14 anos não deveriam ter acesso a redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube.
A funcionalidade é parte de uma série de iniciativas da Meta para tornar a plataforma mais segura para os jovens e proporcionar maior tranquilidade aos pais.
Imagem: divulgação Instagram