MENU

Em decisão publicada na de terça-feira (11), o juiz Caio Lemgruber Taborda, da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, em Santa Catarina, pronunciou Fabiano Kipper Mai, 19 anos, acusado de cinco mortes e 14 tentativas de homicídio ocorridas na creche de Saudades, no oeste do estado
Após um ano e cinco meses da tragédia, o agressor se torna réu e será julgado pelas qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e deve ir a júri popular, ainda sem data definida.
No documento, o magistrado aponta que “mesmo que não se possa afirmar com asserção que Fabiano Kipper Mai, soubesse de todas as pessoas que estavam dentro das salas, isso não inibe o reconhecimento dos indícios de autoria e dolo na sua conduta, pois o réu teria, com animus necandi, externado de forma idônea e inequívoca a intenção em ceifar a vida das pessoas que estavam no interior daquelas salas. Ao que tudo indica, Fabiano Kipper Mai, não tinha vítima determinada, ao contrário, agiu de forma a ceifar a vida de qualquer pessoa que cruzasse seu caminho naquela ocasião, e o fato de desconhecer quais e quantas pessoas estavam dentro das salas não leva à sua absolvição ou impronúncia”.
Outro trecho da decisão, que conta com 117 páginas, reforça que “(…) os depoimentos das vítimas e das testemunhas, somados ao relatório do boletim de ocorrência e a relatórios dos dados extraídos dos aparelhos eletrônicos do acusado (…), autorizam a realização de juízo positivo da existência de indícios suficientes da prática delitiva, possibilitando a pronúncia em relação aos fatos praticados em desfavor das vítimas”.
Todas as qualificadoras foram consideradas e serão levadas a júri: motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
O juíz Taborda complementou que: “Diante da existência de prova convincente acerca da materialidade do crime e de indícios suficientes da autoria, por parte do réu, do crime de homicídio em desfavor das vítimas, não há como falar em impronúncia ou absolvição, tampouco em desclassificação”. O réu foi denunciado por 19 crimes de homicídio entre consumados e tentados, todos qualificados.
Na manhã do dia 4 de maio de 2021, Fabiano Kipper Mai, 19 anos, entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga — espécie de espada —, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida a tempo de se recuperar.
Foto – Divulgação / Assessoria de Imprensa/NCI – Fonte – Clic RBS