Um menino de apenas 5 anos de idade, identificado como William Gabriel, morreu ao aspirar um balão de festa nesta última terça-feira (4), em Porto Belo no Litoral Norte de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e constatou a morte da criança após inúmeras tentativas de ressuscitação.
De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas para atender ao menino, que estaria sofrendo com obstrução das vias aéreas, estado chamado de “Ovace” pela equipe técnica provocado pela bexiga.
Enquanto ainda estavam se deslocando até o local informado, os bombeiros já acharam o carro com o pisca-alerta ligado, com pessoas acenando aos socorristas, porém não foi possível salvar a criança.
William sofreu uma parada cardiorrespiratória e nos primeiros minutos de atendimento pelos bombeiros, o menino já apresentava sinais de cianose, com pupilas dilatadas.
Ainda assim, os socorristas fizeram manobras de ressuscitação por 45 minutos, mas infelizmente, mesmo após a retirada do balão, o menino não reagiu.
A criança era conhecida pela comunidade de Porto Belo, o que causou grande comoção nas redes sociais.
Fonte – ND / Foto – Divulgação
OVACE – Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. A aspiração de corpo estranho é a quinta principal causa de morte nos EUA, com risco aumentado em pacientes idosos