NOTÍCIAS


Municipalização do Colégio Polidoro Santiago em Timbó

A municipalização do Colégio Polidoro Santiago é um processo que terá início em 2024. O professor Rafael, diretor da escola até o momento, explicou que a municipalização surge a partir de uma demanda do município de Timbó para suprir deficiências na oferta de vagas no ensino fundamental.

Ele destacou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, desde 1996, define as atribuições de cada ente federativo na educação, e o município deve priorizar o ensino infantil e fundamental. O processo de municipalização ocorre mediante um pedido formal do município à Secretaria de Estado, analisando fatores como condições técnicas, estruturais e financeiras.

O professor ressaltou que a escola Polidoro Santiago já tinha solicitações de municipalização desde 2002, mas somente agora, em 2023, o município formalizou o pedido. Com a municipalização, a gestão passa para o município, que assumirá responsabilidades como equipe gestora, pedagógica, contratação de professores, alimentação escolar e limpeza.

Quanto à estrutura física, o estado cede o espaço, podendo, futuramente, doá-lo ao município. O professor destacou que a escola Polidoro tem capacidade para oferecer entre 400 a 500 matrículas nos dois turnos, e a municipalização permitirá atender uma demanda crescente.

Confira a entrevista na íntegra:




15/11/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AMANHECER SERTANEJO