NOTÍCIAS


Neve na primavera deixa tudo Branquinho neste dia 23/09/2022

Fenômeno começou nos primeiros minutos da primavera e seguiu na primeira madrugada da estação em São Joaquim por volta das 2 horas.O primeiro amanhecer da primavera de 2022 teve neve acumulada no solo no distrito do Cruzeiro, em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, a uma altitude de 1.500 metros. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, o fenômeno aconteceu também em Bom Jardim da Serra e Rio Rufino.

A temperatura ficou baixa e ficou  0,49 °C às 4 horas. Já em Urupema, também na região serrana, os termômetros marcaram -1,52 °C às 6 horas desta sexta. Às 7 horas, Bom Jardim da Serra chegou a 2,16°C, segundo dados da Epagri/Ciram.

Trata-se de um evento meteorológico histórico não apenas por ser uma neve muito tardia como com acumulação em plena estação das flores. A neve foi consequência da interação da instabilidade da circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul com o ar polar de trajetória continental ingressando pelo Norte da Argentina, o modelo clássico para a ocorrência de neve no Sul do Brasil.
Eventos de neve de circulação ciclônica não raro trazem pancadas curtas de precipitação invernal, o que explica a pequena acumulação observada no amanhecer de hoje na área mais elevada de São Joaquim. A MetSul Meteorologia antecipava em seus prognósticos a possibilidade de nevar em São Joaquim e região. A neve começou a cair nos primeiros minutos da primavera que teve início às 22h04 da quinta-feira, quando a instabilidade atuava na região e o ar polar chegava com força. Com a manutenção da Instabilidade, a neve prosseguiu na madrugada e acumulou.


Fonte – Metsul / (Fotos: Mycchel Legnaghi/ Divulgação)




23/09/2022 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE