NOTÍCIAS


Nova lei em Santa Catarina autoriza caça sustentável de javali

Entrou em vigor no Estado de SC a lei que concede autorização de caça e manejo sustentável do javali europeu em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento.

A medida, sancionada pelo governador Jorginho Mello, busca reduzir os impactos ambientais, socioeconômicos e prejuízos à agropecuária causados pelos javalis.

A legislação, proposta pelo deputado estadual Lucas Neves, estabelece que o controle populacional do javali-europeu pode ser realizado por meio de caça, armadilhas ou outros métodos aprovados pelo órgão ambiental competente.

Valdir Colatto, secretário de Estado da Agricultura, destaca que os pequenos produtores, especialmente aqueles com propriedades de até 50 hectares, são os mais prejudicados pelos ataques desses animais, que representam uma ameaça às plantações e às florestas de araucárias.

Esse impacto é ainda mais acentuado nas plantações localizadas em regiões próximas às florestas de araucárias. Além disso, quando presentes nas florestas, os javalis representam um risco ambiental, porque se alimentam de espécies nativas, muitas em extinção.

Estima-se que existam de um a dois javalis por quilômetro quadrado em Santa Catarina, totalizando cerca de 200 mil animais. Em resposta a essa problemática, o Ibama anunciou a retomada das análises de pedidos de autorização de caça a partir da última quarta-feira (27).




29/12/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
BATIDÃO DA CULTURA