A partir desta terça-feira (24), o Brasil passa por mais uma intensa onda de calor, com temperaturas que podem ficar entre 5°C e 10°C acima da média em várias regiões do país. De acordo com o Climatempo, o fenômeno é causado por um bloqueio atmosférico na região central, que impede a passagem de frentes frias, agravando o calor em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa é a sétima onde de calor registrada este ano e deve durar até sexta-feira (27) quando são esperadas instabilidades em áreas como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e Paraná, o que deve aliviar as temperaturas nessas regiões. No entanto, o calor intenso deve continuar em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste.
Além do desconforto, o calor agrava o risco de queimadas, que já vêm aumentando devido ao tempo seco e à baixa umidade. A combinação de clima seco e altas temperaturas torna a situação ainda mais crítica, com várias regiões do país sendo devastadas pelas chamas. Especialistas alertam para a necessidade de maior atenção e prevenção durante esse período.