NOTÍCIAS


Novos prazos para exame toxicológico: motoristas com CNH C, D e E ganham mais tempo

Uma notícia importante para os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Se você ainda não realizou o exame toxicológico ou está com o teste vencido, fique atento! O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou novos prazos para regularização dessa situação.

A determinação estabelece que os motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho terão como data-limite o dia 31 de março de 2024. Já para aqueles cujo documento vence entre julho e dezembro, o prazo final é 30 de abril do mesmo ano. Essa é uma segunda chance para quem perdeu o prazo anterior, que era até 28 de dezembro de 2023.

O exame toxicológico é obrigatório para condutores das categorias C, D e E e tem como objetivo identificar o uso de substâncias psicoativas que podem comprometer a capacidade de direção, aumentando o risco de acidentes.

É importante destacar que condutores com menos de 70 anos, que dirigem ônibus e caminhões, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

A análise é feita por laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), utilizando amostras de cabelo, pelo ou unha. Os resultados são emitidos em aproximadamente 15 dias. No site da Senatran, estão disponíveis informações sobre 17 redes de laboratórios credenciados para realizar o exame, sendo os custos de responsabilidade das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

Para saber se você precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes recomenda a consulta ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login por meio da conta gov.br. Fique atento aos prazos e mantenha sua documentação em dia. Dirigir com responsabilidade é o compromisso de todos nós!

Imagem ilustrativa / Freepik




26/01/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
ENCONTRO DA NOITE