NOTÍCIAS


Oito tripulantes sobrevivem a naufrágio em Santa Catarina e Marinha continua busca por dois desaparecidos

Um barco pesqueiro chamado “BP Safadi Seif” partiu de Itajaí, em Santa Catarina, na quinta-feira (15), enfrentando um mar revolto e ondas de mais de três metros. Infelizmente, na noite de sexta-feira (16), a embarcação naufragou a cerca de 40 quilômetros da costa, próximo a Garopaba, no Sul do estado. Dos oito tripulantes que foram arremessados na água, seis foram encontrados com vida até o momento, enquanto a Marinha do Brasil continua as buscas pelos outros dois desaparecidos.

Os sobreviventes relataram que o mar estava agitado e que o naufrágio ocorreu após ondas de aproximadamente quatro metros. As autoridades suspeitam que o ciclone que atingiu Santa Catarina na semana passada tenha influenciado o episódio, pois sistemas dessa natureza trazem chuva e ventos fortes, resultando em ondas mais violentas. A Marinha do Brasil abriu um inquérito para investigar as causas do acidente.

Dois dos cinco sobreviventes contaram que passaram 30 horas à deriva em um bote, aguardando por socorro. No sábado (18), outros cinco tripulantes foram resgatados com vida e em bom estado de saúde. Durante todo o final de semana, embarcações e aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram buscas na costa de Santa Catarina na tentativa de localizar os oito tripulantes do barco pesqueiro.

Após serem lançados na água, parte do grupo conseguiu ativar uma balsa salva-vidas, um tipo de bote com suprimentos e sinalizador. Cinco trabalhadores subiram no bote, mas não encontraram os outros três companheiros. Em meio à escuridão, eles permaneceram aguardando por socorro, apoiando-se mutuamente para evitar o desespero.

Após 30 horas à deriva, um navio que fazia patrulhas na região avistou os sobreviventes na noite de sábado (17). Eles foram levados para Itajaí no domingo de manhã (18) e encaminhados ao hospital para exames complementares. A Marinha continuou as buscas e, mais tarde, próximo das 18h, uma aeronave da instituição encontrou Deivid Luiz Monteiro Ferreira, localizado a 200 quilômetros de Florianópolis, com duas boias ao seu lado. Bastante debilitado, ele apresentava sinais de hipotermia e desidratação, sendo prontamente atendido pela equipe do helicóptero Arcanjo no aeroporto da capital e, posteriormente, encaminhado ao Hospital Celso Ramos.




19/06/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
VOZ DO BRASIL