NOTÍCIAS


Onda de calor intensa atinge o Brasil e pode quebrar recordes de temperatura em Setembro

O Brasil está prestes a enfrentar uma onda de calor intensa, com temperaturas que podem atingir até 45°C em diversas regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para perigo potencial devido ao calor excessivo, válido a partir das 12h desta terça-feira (2) até as 18h de quinta-feira (4).

Essa onda de calor deve elevar as temperaturas em até 5°C acima da média histórica, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde são esperadas marcas históricas de calor. O alerta amarelo também foi estendido para baixa umidade do ar, com índices que podem cair abaixo de 12% em várias áreas, incluindo o sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Centro-Norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor extremo deve persistir ao longo de setembro, tornando o mês um dos mais quentes já registrados no país. A massa de ar quente afetará estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além de outras regiões.

Especialistas alertam que essa onda de calor pode ser mais intensa e prolongada do que as registradas anteriormente em março e abril deste ano. O MetSul destaca o risco à saúde pública devido à combinação de calor extremo e ar seco, que também aumenta a probabilidade de incêndios em áreas florestais e urbanas.

No Sul do Brasil, as temperaturas devem subir gradualmente, começando pelo Paraná e alcançando o Rio Grande do Sul. Apesar de um início de semana mais ameno, as temperaturas devem ficar muito acima da média nos três estados da região Sul, especialmente na segunda semana de setembro.

A previsão é de que o calor continue até a segunda quinzena do mês, com chuvas sendo esperadas apenas a partir do dia 19 e no início de outubro. As autoridades já estão em alerta para os efeitos desse calor intenso, que deve afetar grande parte do país nos próximos dias.

Imagem: reprodução MetSul




02/09/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
TARDE ALEGRE