NOTÍCIAS


Operação conjunta desmantela organização criminosa de furto e adulteração de caminhonetes de luxo em Balneário Camboriú

Hoje, 28 de setembro de 2023, a Polícia Civil de Santa Catarina, representada pela DFRV/DEIC e DPCO de BC, em uma operação conjunta com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, deflagrou a Operação 4X4. O objetivo da operação era desmantelar uma organização criminosa que vinha atuando no furto, adulteração e envio ilegal de caminhonetes de luxo para desmanches, outros estados e países vizinhos.

Durante as investigações, foi descoberto que esse grupo criminoso era responsável pelo roubo de cerca de 20 caminhonetes ao longo de 2023. Destas, 19 já foram recuperadas, algumas delas já adulteradas e localizadas em diferentes cidades de Santa Catarina.

A ação policial resultou na execução de 5 mandados de prisão preventiva contra os principais integrantes dessa organização criminosa, bem como na realização de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú-SC, Camboriú-SC, Joinville-SC, São José dos Pinhais-PR e Paiçandu-PR.

Após o roubo das caminhonetes, os criminosos entravam em contato com as vítimas, exigindo o pagamento de quantias em dinheiro para a devolução dos veículos, configurando também o crime de extorsão.

Durante as diligências, foram apreendidos diversos objetos e equipamentos que serão submetidos à análise da equipe da DFRV/DEIC e da Polícia Científica.

Nesse contexto, a operação contou com o apoio fundamental da DIC de Balneário Camboriú, da DIC de Joinville, da Polícia Civil do Paraná (COPE e DP de Paiçandu) e do CIOF/MJ (Centro Integrado de Operações de Fronteira).

A Polícia destaca ainda a imprescindível colaboração da 1ª Vara Criminal de BC e da 1ª Promotoria Criminal de BC, que agilizaram a análise e a concessão das medidas cautelares solicitadas.

Essa operação conjunta é um exemplo do compromisso das autoridades em garantir a segurança e a justiça na região, combatendo o crime organizado e protegendo os cidadãos de Balneário Camboriú e cidades vizinhas.

Imagem divulgada pela PCSC.




28/09/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
DOMINGO ALEGRE