NOTÍCIAS


Padronização nos termos de extratos bancários já está valendo!

Os termos utilizados nos extratos bancários foram padronizados e estão em vigência desde ontem, segunda-feira (08), conforme anunciou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Inicialmente, a mudança abrangerá as denominações das operações de saque e depósito. Posteriormente, outras operações financeiras também passarão pelo processo de padronização.

Com a nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, que algumas instituições financeiras utilizam quando o cliente deposita cheques nos caixas eletrônicos (ATM), serão descritas no extrato com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

De acordo com Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, o objetivo da medida é tornar as informações mais compreensíveis, especialmente para os clientes que possuem ou precisam acessar contas bancárias em mais de uma instituição financeira.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou Faria.

A padronização visa facilitar a leitura e a comparação de extratos bancários, proporcionando maior clareza e transparência para os consumidores.

Via Agência Brasil




09/07/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
BATIDÃO DA CULTURA